Doulas na História

Desde que existimos, mulheres fazem seus partos acompanhadas por outras mulheres.statue-doula
Algumas para focarem no parto e cuidarem do recém-nascido, outras para darem apoio e orientação. Sempre foi visto como um momento feminino.

Durante a hospitalização do parto em meados do século XX, os partos de alto risco deixaram de ser um evento familiar para serem levados a ambientes destinados a doentes. De uma forma muito rápida, os partos ditos de baixo risco também foram levados para esses ambientes ‘por precaução’ e a figura do suporte físico e emocional foi deixada para trás…
até que essas comadres com experiência em partos e maternidade ressurgiram com o título de DOULAS. Presentes desde o início dos tempos, mas agora como profissionais.
Em quase todas as imagens de partos da antiguidade são vistas as parteiras pegando o bebê e a(s) doula(s) amparando a mulher. Podemos observar em quase todas as gravuras e esculturas que próxima a vagina há uma PARTEIRA (hoje também conhecidas como obstetrizes ou enfermeiras obstétricas ou obstetras) e mais mais perto do rosto ou das costas há uma ou mais DOULAS.

Seguem aqui, registros históricos que comprovam que a origem da doula é tão antiga quanto a origem dos partos assistidos.
(passe o mouse sobre as imagens para ler suas descrições)

Portanto,  o acompanhamento de doulas não é moda, não é supérfluo, não é “muita coisa”. É algo que faz parte desse universo. Já ouviram a frase “Doula não faz parto, doula faz parte”? Pois é. Pensem nisso. Junto com as inúmeras informações, disponíveis hoje em dia, a forma de lidar com essa fase transitória de mulher para mãe, pode ser mais suave com a presença de alguém fora da família que oferece esse apoio contínuo.

2 comentários sobre “Doulas na História

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s