Doula na Cesárea

Foi estabelecida a função e o papel da doula: uma mulher que informa, apoia, acolhe uma mulher na gestação, parto ou puerpério e alivia dores de forma mais natural.

Mas ainda há quem questione a real necessidade de uma doula na hora da cesárea, como se doula fosse apenas para mulheres que almejam pelo parto vaginal.
Muito da discussão a respeito de qual o cenário em que a doula se encaixa é por causa da discussão do que de fato é parto, se é um evento fisiológico e portanto apenas o parto natural/normal é parto e cesárea deve ser referida como cirurgia.
Se a doula acompanha parto, porque entraria numa cesária? A diferença é grande. Cesária não é mesmo parto. Mas cesárea é via de nascimento e sendo via de nascimento uma doula pode e deve estar lá.
Como doulas MBE, devemos alertar que em uma cesárea desnecessária nosso papel entra em conflito com o que é cientificamente comprovado como mais seguro.
Acompanhamos portanto, mulheres que PRECISAM de uma cesárea, seja ela agendada ou intraparto desde que haja indicação baseada em evidência, porque não podemos estar ao lado e apoiar alguém que ponha a si mesma e ao bebê. Assim como qualquer profissional de parto, nenhum que seja humanizado acompanhará uma mulher que queira uma cesárea (para isso tem vários outros profissionais) mesmo sabendo dos riscos.

Ainda que o médico tenha garantido que é tranquilo, faz várias por dia, você estará em boas mãos – não se pode esquecer: É uma cirurgia. E é uma mega cirurgia. Duas vidas estão dependendo daquele procedimento e é um momento de uma enorme mistura de emoções.
Vai conhecer o filho, mas vai tomar uma anestesia pesada. Vai ter sete camadas do corpo cortadas. Não verá e nem sentirá seu bebê se movimentar até nascer. Não poderá se comunicar tão bem porque precisa conter os movimentos, a voz e não exigir muito da respiração.
Fora que aquela cesárea pode ser temida e evitada ao máximo, então a sensação é também de frustração.
A doula vai informar a mulher durante toda a gestação e vai apoiá-la independente do que acontecer ou do que ela escolher.
Doulas falam do que tem comprovação. Parto vaginal é sabidamente mais saudável em inúmeros aspectos para a mãe e para o bebê na maioria dos casos.
Mas em hipótese alguma a doula vai escolher pela mulher. Em hipótese alguma a doula julgará a mulher que implorar por uma cesárea no meio do TP. A doula existe para acolher. Uma cesárea intraparto a pedido pode não ser uma necessidade física, mas é uma necessidade psicológica que deve ser respeitada também.
196cff4ad8178304beb332cb07152ad2

“Mágica Aconteceu Aqui” (Imagens dessa postagem: Spirit&Sol)

Quando o bebê finalmente sai, geralmente, quem está de acompanhante logo vê, pode seguir nos primeiros cuidados pediátricos, pode babar muito naquela coisa fofa.
Mas e a mulher?
Eu nunca vou me esquecer do aperto de mão ou dos olhares destacados pelas máscaras que usávamos. Em meio a choros de alegria, também havia desconforto e o sentimento de ter sido incapaz de ‘parir’.
Ela estaria sozinha até o bebê finalmente ser trazido para conhecer a mãe por breves instantes.
Poderia ter sido diferente, o parceiro ficaria com a mulher e a criança ficaria sem nenhuma voz conhecida por perto, sem nenhuma pessoa que a ama a acompanhando.
Com a doula, nenhum ficaria desamparado.
A doula é para isso. É para oferecer esse suporte contínuo. Para encarar com ela a anestesia, os cortes, os anseios assim como encararia as contrações, os puxos, os urros.
Troque o “Uma mulher que vai para a cesárea precisa de doula?” por “Quem vai para uma cirurgia não precisa de apoio?”

A resposta é óbvia.

Por Yohanna Cordeiro - Doula e Consultora Perinatal.
Ao compartilhar, utilize as opções do site. A cópia e reprodução integral ou de qualquer trecho desse texto não está autorizada sem que haja link direto para o original e créditos à autora. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s