5 Motivos para Participar de um Curso de Gestante

Picture2Quando o anúncio da gravidez é feito já pensam no quartinho, enxoval e hospital. Mas a gravidez traz inúmeras dúvidas, uma delas é: Será que vale a pena ir à uma oficina? O que leva mulheres e casais a irem nesses cursos de gestantes?

Aqui resumimos em 5 bons motivos para participar e se preparar para o novo universo que a aguarda.

1 – Prepara para o parto, puerpério e amamentação

Apesar de tudo isso ser natural, hoje estamos tão distantes de nossa própria natureza que precisamos sim de ajuda para que equilibremos informações, desejos e força para termos experiências mais agradáveis.

2 – As informações são atualizadas com frequência

Para que uma oficina seja preparada, o tema precisou ser estudado recentemente e quem ministra essas oficinas se prepara para passar o conhecimento de forma responsável. Nenhuma oficina, ainda que seja do mesmo tema, será igual. Ela é adaptada com novas informações e para o público que traz suas dúvidas em tempo real.

3 – É um momento de crescimento e vínculo do casal

Ao contrário de uma consulta pré-natal, uma oficina prática não se trata de receber informações de forma passiva. É um ambiente de trocas, aprendizagem e descontração. Quando um bebê está a caminho, a rotina do casal muda desde a gestação e com momentos de parceiria como uma oficina, o casal pode se unir e se divertir enquanto se prepara para viver uma fase completamente diferente da vida.

4 – É um investimento inteligente

A equipe dos sonhos às vezes é inviável. Aquela com fisioterapeuta, nutricionista, doula, psicólogo, enfermeira obstétrica, obstetra particular, acupunturista, advogado, dentista perinatal, osteopata, massoterapeuta, consultora de aleitamento, pediatra e coach… Mas uma oficina pode fornecer algumas informações valiosas para que a transição até a maternidade seja mais suave com menos inseguranças e talvez possa tirar dúvidas na hora de saber ONDE buscar ajuda. Muitas oficinas contam com profissionais multidisciplinares e podem sanar dúvidas de diversas áreas ou então os profissionais presentes poderão sugerir ajuda especializada em lugares que você ainda não tinha tentado.

5 – É uma ótima forma de socializar

Nessas aulas aparecem muitas pessoas buscando os mesmos objetivos que você e em breve vocês terão bebês que poderão interagir e aprender juntos a brincarem enquanto você terá com quem conversar, trocar figurinhas, desabafar e tirar dúvidas. A maternidade muda muito, se não todo, o nosso círculo de amizades. É sempre bom conhecer quem esteja numa fase semelhante à sua.

Para procurar um curso de gestante, oficina ou workshop você pode pesquisar em hospitais, em grupos virtuais de apoio ao parto e rodas de gestante.

Se sua cidade não tiver, entre em contato com profissionais humanizados demonstrando interesse para que saibam que há demanda e assim incentiva a criação desses cursos.

Por Yohanna Cordeiro - Doula e Consultora Perinatal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s