Como salvar seu casamento após os filhos – Para Homens!

Vira e mexe surgem textos na internet e em revistas direcionados às mulheres com dizeres “como salvar seu casamento depois dos filhos”, “como retomar a vida sexual depois dos filhos”, etc. Nem preciso dizer o quanto esses textos são cruéis, porque somam mais uma enorme responsabilidade à puérpera, que se já não bastassem os hormônios flutuantes, as noites mal dormidas, a falta de tempo para si, ainda são responsabilizadas pela manutenção da família. Por isso, hoje resolvi trazer 13 dicas práticas para que os maridos salvem os casamentos durante o puerpério, lembrando que a mãe nesse período é parte integrante do seu bebê e que ajudar uma puérpera não é tirar o bebê dela, mas sim tornar o mundo deles mais leve e feliz.

1) O mais importante e que resume todos os outros: Assumam a carga mental! Esta carga é a que mais pesa no bem-estar das mães, pois além do cansaço físico elas se sentem responsáveis por tudo o que deixa o racional sempre alerta e a maternagem, especialmente nos primeiros meses, exige muito do lado emocional da mulher. Muitas mulheres apresentam transtorno de ansiedade no puepério e isso está muito ligado ao excesso de preocupações demandas.

Como fazer? Olhem para a rotina da casa, o que é necessário, onde as coisas são guardadas, procurem, não perguntem, sejam pró-ativos, não esperem a comida acabar para ir ao mercado, não esperem ela ter que pedir as coisas, façam, assumam de verdade.

2) Façam compras, façam comida ou contrate alguém que faça, deixe tudo pronto para que a mulher tenha como se alimentar de forma apropriada e assim garantir os nutrientes necessários para a amamentação e para a disposição

3) Arrumem a mochila dos mais velhos, falem com as professoras, assumam as tarefas que vem na agenda, se lembrem do que precisa ser feito e façam.

4) Arrumem a casa ou tenham alguém para fazer, uma mulher amamentando em livre demanda precisa descansar e não se ocupar de tarefas domésticas.

5) Tomem decisões sem perguntar 500 vezes o que é para fazer, vocês conseguem!

6) Deêm banho nos filhos, não precisa esperar ela pedir, isso faz parte da rotina e acontece todo dia.

7) Se seus filhos estiverem tomando remédios crie com ela uma forma de controle, saibam as doses e horários, especialmente se o remédio não for do bebê, porque a puépera costuma se perder nos horários, afinal para ela não existe dia e noite.

8) Não cobre atenção, sério, ela agora está focada no bem maior de vocês dois e se você assumir as tarefas vai entender plenamete porque ela não tem tanto para você nesse início.

9) Deixe ela dormir, sempre e em qualquer lugar, se ela cochilar no sofá deixe, não a chame, não pergunte se “ela já está ou se já vai dormir” porque isso soa como cobrança.

10) Acorde de madrugada, ou levante cedo e fique com as crianças para ela dormir, não espere ela surtar de sono ou pedir pelo amor de Deus.

11) Se ofereça para ficar com as crianças para que ela saia e faça algo só para ela e não ligue um milhão de vezes.

12) Dê amor, carinho, abraços e beijos e entenda que os hormônios e o cansaço podem deixá-las sem apetite sexual e isso é normal e vai passar, se você for um cara legal e um bom marido terá muito rápido sua mulher de volta a “ativa”, não cobre sexo, isso é muito ruim para ambos, seduza, cuide e aos poucos tudo volta ao normal.

13) Seja empático, não desmereça o choro dela, as reclamações, o cansaço, escute na essência e capte como você pode ajudá-la, muitas vezes tudo o que uma puérpera quer é um abraço e um ouvido sem julgamento.

Quando você começar a fazer tudo isso, automaticamente entrará no mundo dela, de corpo e alma, e sentirá o cansaço, as alegrias, entenderá o que ela está vivendo, e desta forma, a Empatia salvará seu casamento.

Por Priscila Saldanha - Doula, Consultora Perinatal e Terapeuta Integral Sistêmica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s