Eu sou Doula… – Em Comemoração aos Meus 6 anos como Doula | Por Adele Doula

Parto Juliana Rodrigo Maia (1)

Imagens do parto de Juliana e Rodrigo (nascimento de Maia) | Por Danielle Bernardes Fotografia 

Eu sou Doula, eu dou apoio para a mulher e seu acompanhante ao longo de toda a gestação, o parto e o pós-parto. Meu trabalho consiste, num primeiro momento, em trazer informações atualizadas e ajudar o casal a se preparar e planejar o parto. No dia do parto, meu trabalho consiste em dar apoio e ajudar a mulher e seu acompanhante a passarem pela experiência transformadora que é o parto, com acolhimento, amparo e amor.

Eu sou a mão que a mulher aperta, eu sou o olhar que ela procura na hora do medo, eu sou quem cochicha para o acompanhante quais seriam as melhores maneiras de ajudar nessa hora. Eu sou a que chora em silêncio ali atrás quando o bebê nasce. A que se torna invisível bem na hora em que é preciso. E que volta a aparecer bem na hora em que o olhar procura. Eu trago a água quando o lábio seca, eu aperto bem onde dói, eu falo e repito que ela é capaz, que ela é perfeita e que ela já está fazendo tudo o que precisa fazer.

Parto Juliana Rodrigo Maia (5).png    

Eu observo a mulher com carinho durante seu trabalho de parto, e sei reconhecer os sinais que indicam que o parto está evoluindo. Eu leio o corpo e me guio pelas sutilezas. Eu não avalio a mulher, eu a observo. Eu não ausculto o bebê, eu sinto seus movimentos na barriga. Eu não avalio a dilatação, mas noto outros sinais que acompanham a dilatação (segredos de bruxa, rsrs). Ao final meu trabalho é dar afeto, é confiar, é acreditar nessa mulher. E ajudar todas as pessoas que estão à sua volta a confiarem também. E como faz diferença, para ela, que confiem nela! É incrível!

Depois que o bebê nasce, meu trabalho volta a ser trazer muita informação, tirar muitas dúvidas e ouvir muitas angústias, medos e ansiedades. A amamentação também não é fácil e, mais uma vez, meu trabalho é confiar, acreditar na mulher e em sua capacidade. E ajudar os que estão à sua volta a confiarem também.

Ser Doula é trabalhar em um universo de emoções. É levar consigo uma mala cheia de material e uma tonelada de informações e usar apenas aquilo que a mulher precisa, no momento em que ela precisa. É saber deixar as técnicas de lado quando o necessário é só o afeto. É saber sair de cena quando a privacidade é mais importante.

    

Ser Doula é ter a honra e o privilégio de participar do momento mais humano e ao mesmo tempo mais divino da vida de três pessoas. É uma responsabilidade grande, que traz junto consigo uma sensação incrível, muito difícil de explicar. É a certeza de que nada é melhor para uma mãe e seu bebê do que serem rodeados de carinho e amor no momento mais importante de suas vidas, e sentir esse carinho retornar para si com uma força redobrada, às vezes tão forte que faz as pernas tremerem.

Ser Doula foi a melhor decisão que já tomei em toda a minha vida! Antes de ser Doula, o amor era só um “extra” na minha vida, como uma cereja em cima de um bolo; era reservado apenas para ocasiões especiais. Hoje, posso dizer que o amor é minha vida, meu trabalho, minha rotina e meu grande motivador para seguir lutando por partos mais humanos para as mulheres, todos os dias.

Fiz da minha paixão meu trabalho, e foi a melhor decisão que eu podia ter tomado!

  

Agradeço imensamente a todas as mulheres que me escolheram para estar com elas em suas gestações e partos, a todas as mulheres que acessam este blog e têm acesso a uma parte tão íntima da minha vida, e àquelas que me escrevem para compartilhar também um pedaço de suas vidas comigo. Vocês são o amor que me rodeia, e espero poder retribuir este amor, que é tão forte e me alimenta nos momentos mais difíceis.

Que venha mais um ano de doulagens e de muitos partos rodeados de amor e carinho!

Por Adele Valarini, Doula e Consultora Perinatal | Texto escrito em comemoração aos meus 2 anos como Doula, republicado hoje em comemoração aos meus 6 anos como Doula atuante!

3 comentários sobre “Eu sou Doula… – Em Comemoração aos Meus 6 anos como Doula | Por Adele Doula

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s