Quando devo contratar uma Doula?

Antes de falar sobre quando, é fundamental falar sobre o que a Doula faz.

E para ser bem resumido, porque tudo o que a Doula faz daria uma enciclopédia com vários fascículos, diria que o papel fundamental da Doula é Suporte e acolhimento emocional e informacional contínuo.

Sendo assim, a Doula te dará informações fundamentais para que você tome as melhores decisões. A Doula responderá suas dúvidas e anseios e ainda será um colo empático para que você elabore suas emoções.

Se ligarmos os pontos, temos uma lógica quase perfeita e a resposta para essa pergunta:

Se Doula = Cuidado com as Emoções + Informações para tomada de decisões estratégicas, logo quanto antes você tiver uma Doula (ou como no nosso caso uma Rede de Doulas) à sua disposição, melhor será para seu planejamento, conforto e tranquilidade.

Temos clientes que nos procuram tão logo o exame mostra aquele positivo que irá mudar suas vidas para sempre e, com isso, elas passam as 9 luas com muito mais tranquilidade. Desenham suas estratégias de parto desde o início e mesmo que aconteçam mudanças no meio do caminho, elas estão apoiadas e contam conosco para corrigir a rota.

O mundo ideal é contratar a Doula desde o início para aproveitar tudo o que ela pode oferecer.

Aí algumas mulheres me procuram ou perguntam, “Estou na reta final, então Doula não é mais para mim?” E como sempre há um “se” na vida, minha resposta é “Doula sempre será para você e sim é possível contratar uma Doula na reta final”, acompanhei mulheres que me contrataram com 38 semanas e foi maravilhoso nosso vínculo. No entanto, muitas dessas mulheres que chegaram na reta final ao se deparar com as informações que antes não tinham, tiveram que na prorrogação do 2o tempo redefinir todas suas estratégias, porque perceberam que estavam caminhando para uma cilada. Muitas dessas decidiram mudar de equipe e por sorte eu consegui que equipes humanizadas as encaixassem em suas agendas, mas nem sempre isso é fácil e possível. Nossa agenda é igual coração de mãe, sempre cabe mais uma, mas também têm momentos que não tem como fazer esse encaixe, aí só podemos prestar a consultoria Perinatal e o acompanhamento de parto vai depender de outras mulheres parirem antes da DPP.

Um dos bônus dos pacotes da Rede Ocitocina, por exemplo, é um acompanhamento virtual ilimitado em tempo integral. Nesse acompanhamento, tanto as mulheres quanto seus acompanhantes podem tirar dúvidas e dividir anseios 24h por dia com toda a nossa equipe de Doulas, então na prática vocês têm uma consultoria em tempo integral com 4 Doulas e Consultora Perinatais. Isso te poupa um tempo enorme em pesquisas aleatórias pela Internet, pois, apesar de não tutelarmos as mulheres, sempre mostramos as melhores referências de pesquisa, respondemos às perguntas com embasamento científico e damos as indicações das melhores fontes de consulta. Esse acompanhamento, sempre vem cheio de amor e acolhimento, então muitas vezes “estancamos” crises de ansiedade, elaboramos e resinificamos medos e legitimamos suas dores e amores com muita empatia. Por isso quanto antes a mulher entra para a Rede, mais tempo de suporte ela tem.

Outra informação importante é que aqui na Rede Ocitocina sempre atuamos com o que há de mais atualizado e embasado em termos de medicina baseada em evidências e conhecemos a fundo as assistências prestadas. Além da nossa vasta experiência, somos moderadoras de um grupo de Brasília que é referência em Humanização, MBE e suporte às mulheres, então temos acesso à realidade nua e crua de todo o cenário obstétrico e conhecemos os melhores caminhos para que a mulher tenha a melhor assistência sempre considerando a realidade dela.

Para finalizar, a Doula prepara a mulher para para o dia P considerando vários aspectos, como a realidade individual de cada uma, as histórias pessoais e familiares, o tanto que a mulher já tem de informações e também as condições financeiras dela para escolha da assistência, com isso vamos trabalhando com a realidade e criando as estratégias para que a mulher tenha uma experiência de parto incrivelmente positiva.

Por Priscila Saldanha - Doula, Consultora Perinatal e Terapeuta Integral Sistêmica

Um comentário sobre “Quando devo contratar uma Doula?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s