Partos em Série – FRIENDS (1994 – 2004)

Friends é um seriado “birth-friendly”. Ao longo das 10 temporadas, quatro gestações e partos foram apresentados, 2 dos quais são de múltiplos (gêmeos e trigêmeos).

 A seguir, assista novamente aos partos de Friends!


Parto 1: O nascimento de Ben (S01E23)

O parto de Ben é um parto normal hospitalar. Carol, sua mãe, interna bem cedo e passa o trabalho de parto inteiro deitada na maca de barriga para cima, naquele modelo habitual de parto que lutamos para superar. Por algum motivo inexplicável, todos os amigos de Ross, o pai do bebê, são autorizados a entrar na sala de parto, mesmo não sendo realmente amigos nem muito próximos de Carol, a parturiente. Detalhe: Carol e Ross são divorciados e Carol vive com sua nova companheira, Susan, que Ross odeia. Ele passa o TP inteiro agindo como uma criança birrenta e brigando com Susan, ao ponto de serem ambos mandados embora da sala de parto. Após o parto, Carol amamenta Ben em livre demanda:


Parto 2: Os trigêmeos de Phoebe (S05E03)

A gravidez de Phoebe foi um momento muito interessante, como não poderia deixar de ser a personagem. Na série, ela escolhe ser barriga solidária e gestar o bebê de seu irmão e sua cunhada, Frank e Alice. Mas ninguém esperava que a inseminação fosse dar tão certo e Phoebe se vê grávida de trigêmeos! A gravidez transcorre sem grandes problemas além de um pouco de enjôo no início, grandes alterações de humor e uma vontade inexplicável de comer carne (Phoebe é vegetariana). Ela se mantém ativa durante toda a gravidez, entrando em trabalho de parto pouco depois de uma caminhada no Central Park.

O trabalho de parto de Phoebe se inicia com o rompimento da bolsa, e os Friends seguem para o hospital imediatamente (ela chega no hospital sem ter sentido nenhuma contração). Chegando lá, recebem a notícia de que a médica de Phoebe caiu e se machucou, e não poderá vir acompanhar o parto. Segue-se então uma série de momentos engraçados com diferentes médicos do hospital, um mais estranho do que o outro. Mais uma vez, todos os amigos estão reunidos na sala de parto porém, no momento do expulsivo, a enfermeira pede para que se retirem todos e permaneça apenas o pai dos bebês. O parto é rápido, em posição verticalizada e os três bebês nascem sem problema algum, de parto normal. No momento do nascimento, mais uma surpresa: um dos bebês, que achavam que era menino, é menina!


Parto 3: O nascimento de Emma (S08E23-24)

A gravidez de Rachel é revelada de forma bombástica no final da temporada 7, no dia do casamento de Monica e Chandler. É a gestação que acompanhamos mais de perto no seriado, com os dilemas e desafios da maternidade solo que se colocam diante dela. A gravidez transcorre sem maiores problemas de saúde e Rachel entra em trabalho de parto uma semana depois da data prevista, depois de tentar todos os métodos naturais de indução (bom, quase todos! Rsrs).

Mais uma vez o TP se inicia com o rompimento da bolsa e Rachel e Ross correm imediatamente para o hospital. Ela é internada antes mesmo de começar a sentir contrações e vai para um alojamento conjunto onde tem que dividir o quarto com outras mulheres em trabalho de parto. O TP de Rachel evolui bem lentamente e ela fica 24h esperando a dilatação progredir (a maior parte desse tempo ela passa deitada de barriga para cima). Nesse meio-tempo, 5 mulheres compartilham o quarto com ela, e todas têm seus bebês antes dela. A própria Janice faz uma aparição especial em trabalho de parto:

No expulsivo, uma surpresa: a bebê de Rachel, Emma, estava pélvica! (Nem para apalpar a barriga da mulher durante o TP, dotora?) E assim nasce Emma, de um parto normal pélvico hospitalar após 24h de bolsa rota:

Após o nascimento de Emma, continuamos acompanhando os desafios de Rachel no puerpério. Nos primeiros dias, ainda na maternidade, mostram sua dificuldade para sentar na cama (será que teve epísio?) e sua sensibilidade emocional. Após o retorno para casa, Emma passa um capítulo inteiro chorando e ninguém consegue acalmá-la (alguém se identifica?). Alguns capítulos mais tarde, Rachel e Monica estão conversando sobre o ganho de peso de Emma e Rachel questiona: “lembra quando a gente falava de outras coisas que não o bebê?”. Mais tarde, acompanhamos as dificuldades que Rachel tem de encontrar uma babá de confiança para Emma e por fim, acompanhamos seu retorno ao trabalho, onde ela se depara com diversas questões que são muito comuns às mães que trabalham e que são geralmente muito pouco abordadas em seriados:


Parto 4: Os gêmeos de Monica e Chandler (S10E17-18)

No último capítulo de Friends ocorre o último parto da série: o do bebê adotivo de Monica e Chandler. Erica, a mãe biológica, entra em trabalho de parto sem nem perceber. Ela comenta que sente dores de barriga regularmente, e Monica e Chandler reconhecem o padrão e a levam correndo para o hospital.

Chegando lá, o casal permanece com ela na sala de parto durante todo o TP (mais uma vez, ela passa o TP inteiro deitada de barriga para cima). No momento do expulsivo, mais uma surpresa: o médico anuncia que são gêmeos! No caso, a informação estava relatada no prontuário médico, mas Erica não tinha entendido que seria mãe de dois. Para Chandler e Monica, a surpresa logo se transforma em alegria, e eles nomeiam os gêmeos Erica e Jack.

Esperamos que tenham gostado do post!

Aguardem em breve mais posts da série Partos em Série!


 


PARTOS EM SÉRIE

Friends
Big Bang Theory

How I Met Your Mother
Heartland
Grey’s Anatomy
Brothers and Sisters
Jane The Virgin
The New Normal
Grace & Frankie
Gilmore Girls (em breve)

10 comentários sobre “Partos em Série – FRIENDS (1994 – 2004)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s