Trazemos verdades

Nem toda mulher pode ser Doula

Vejo várias mulheres que decidem se tornar Doulas com a perspectiva de ter um trabalho que vai dar dinheiro fácil e de forma rápida (cabe aqui a observação que hoje no Brasil é muito difícil se sustentar sendo exclusivamente Doula e olha que quem vos fala está sempre com a agenda cheia). Nenhum julgamento em relação a isso, porque em todas as profissões isso acontece, mas… Precisamos desconstruir algumas idéias pelo bem da nossa profissionalização. Vejo muito o discurso de que toda mulher pode ser Doula e isso me incomoda profundamente. Não, não são todas as mulheres que podem ser Doula, assim como em todas as outras profissões, para que seja um profissional de excelência é necessário muito estudo, aprimoramento contínuo e algumas características subjetivas que cada profissão requer. Para ser Doula é necessário, antes de tudo, ter um dom à entrega e à escuta empática, além disso:
  • afinidade com estudos científicos (não estou falando de educação formal, mas sim de afinidade mesmo) , porque grande parte do nosso trabalho está na informação de qualidade e oriunda da medicina baseada em evidências e precisamos saber diferenciar pesquisas sérias de estatísticas de consultório sem embasamento,
  • disposição física, sim nosso trabalho exige muitooooo fisicamente,
  • atenção constante, tanto no trabalho de parto quanto durante todo o acompanhante precisamos conhecer a mulher a fundo e observar tudo o que se passa com ela.
  • amor aos estudos e formações, sim uma Doula excelente é aquela que está constantemente estudando, buscando novos conhecimentos, descobrindo novas técnicas de ajuda, etc
  • aguentar ver sangue, coco, vômito, cirurgia, e ficar de boa
  • resistência ao sono, sim podemos ficar mais de 24h sem dormir nem cinco minutos e enquanto estamos com a mulher, independente da privação de sono, temos que estar inteiras.
  • desapego a compromissos, vivemos de plantão e saber lidar com isso nem sempre é fácil
  • força emocional, nos momentos difíceis a Doula segue firme, ela é o esteio enquanto estiver com a mulher, depois desabamos, mas na hora precisamos nos manter calmas e centradas na mulher
  • saber diferenciar tutela de orientação, a Mulher e mais ninguém é protagonista daquela história e toda e qualquer decisão é dela e não da Doula e à Doula cabe acolhê-la independente de suas escolhas.
Ser Doula é um propósito de vida, e só é para aquelas mulheres que de fato tem isso como missão, não é uma profissão que dá para ser amadora, pois uma Doula ruim deixa marcas muito profundas na mulher, a quebra de confiança nessa relação dói quase como a traição num relacionamento amoroso.
Mulheres que sentem o chamado para esse caminho, tenham em mente que não será fácil, mas é maravilhosamente gratificante. Se você se encaixa nos itens acima, sente o chamado e está  disposta a mergulhar de cabeça, venha, o mundo precisa de você. Agora se você titubeou nos itens, talvez esse não seja o seu caminho e está tudo bem, você não é melhor nem pior que ninguém, simplesmente precisa encontrar seu verdadeiro chamado de alma.
Para as grávidas, pesquisem antes de contratar uma Doula, perguntem sobre as formações, busquem relatos ou referências, leiam nas entrelinhas dos relatos, não foquem no preço, geralmente as Doulas com mais preparo irão cobrar um pouco mais caro, assim como em todas as profissões, porque elas investem nisso, mas geralmente vão facilitar o pagamento e você nem sentirá a diferença de preço.  E busquem vínculo e empatia, isso é muito subjetivo e o coração sente.
No mais, volto a dizer :
Todas as mulheres podem fazer um curso de Doula, com certeza será muito proveitoso para a vida e para as relações, mas não, nem toda mulher pode ser Doula.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s