Corre que é cilada!

Como Diferenciar GO fofinho (a) de GO humanizado (a) e baseado em evidências

Muitas pessoas não sabem o que significa assistência humanizada, muitas pessoas acham que basta uma música, velas, meia luz e palavras fofinhas para ser humanizado. E neste contexto deturpado, muitas mulheres têm assistências péssimas e se sentem confusas pois lá no fundo sabem que não tiveram o melhor, mas não conseguem expressar isso ou se se sentem culpadas. É o Gaslighting da Humanização. Então, após receber vários relatos, resolvi falar um pouco sobre o que de fato é Humanização e como identificar previamente que está numa cilada.
Humanização é: Protagonismo da Mulher, Medicina Baseada em Evidências e equipe Multidisciplinar. Destrinchando esses conceitos, temos :
A) Protagonismo da mulher: a mulher é quem manda, literalmente, ela é a dona do parto, ela deve tomar as decisões e para isso precisa de informações corretas, claras e precisas, para que assim conhecendo os riscos e benefícios de tudo possa decidir o que é melhor para ela e seu bebê.
B) Medicina Baseada em Evidências: aqui estamos falando de práticas baseadas em evidências científicas atuais e provenientes de estudo CIENTÍFICOS de qualidade, embasados, com metodologia de pesquisa bem definidas e todos os aspectos que diferenciam ciência de opinião. Logo, estatística de consultório e protocolos oriundos da cabeça do médico NÃO são evidências científicas.
C) Equipe Multidisciplinar : o profissional humanizado, conhece, entende e respeita na essência todas as funções na cena do parto, para esses profissionais não há hierarquia, o que existe é campo de atuação, função e conhecimento de cada um que está ali naquele parto. O profissional humanizado não apenas tolera a presença de outras especialidades, ele entende a importância, respeita e consulta cada um dentro dos seus saberes.
Explicados os conceitos, vamos às dicas práticas para descobrir se seu GO é humanizado (a) ou é uma cilada:
1) Tudo que ele (a) te propõe é sem risco, todas as intervenções são ótimas e você deve aceitá-las porque afinal ele (a) estão dizendo que é ótimo. Num parto nenhuma intervenção é sem risco e na Humanização a intervenção só deve acontecer quando estritamente necessária e sempre pesando os riscos e benefícios de cada uma. Por isso, se seu GO não aborda os riscos, é cilada.
2) Não aceita plano de parto –  aí não é nem selo de cilada, é sirene mesmo, corra e corra rápido.
3) Te infantiliza, muitas vezes com apelidos fofinhos e tom de voz infantilizador, outras com piadas, outras com ar de superioridade, te trata como alguém que não sabe de nada e nem precisa saber, você sai do consultório sem informações precisas, se sentindo idiota e perdida, mas não consegue ter raiva, porque afinal ele (ela) foi tão fofo (a) e simpático (a) .
4) Você já leu ou ouviu relatos péssimos sobre o (a) profissional, para anular esses relatos da sua cabeça, afinal o (a) profissional é tão fofo com você, você começa a justificar a escolha, posta em lugares que tem menções a eles que fez a melhor escolha, fica tentando se convencer que é exagero das outras mulheres, que afinal nem Jesus agradou a todos e com isso vai se cegando para os indícios de que está numa mega cilada. É igual relacionamento abusivo, no fundo você está insegura, sabe que não fez a melhor escolha, todos te alertam, mas você segue acreditando que vai ser diferente. Desculpe, mas não vai ser diferente, você terá a mesma assistência ruim que as outras tiveram, ainda que ao som de uma trilha sonora romântica.
5) O (a) profissional tem protocolos que não são da OMS, Ministério da Saúde, são protocolos dele (a) apenas e que ferem várias outras recomendações chanceladas.
6) Quando te dá alguma informação estranha e você pergunta a referência ele desconversa. Aliás esse é um dos melhores testes, tudo o que ele falar que você sabe que é estranho, peça as referências de estudo, porque você quer entender melhor, todas as intervenções que ele (a) dizer que é sem risco, peça os estudos que demonstram isso. Profissional que não trabalha com MBE, não tem referências científicas e provavelmente vai jogar a máxima “com meus anos de experiência e estudo” ou “90% das mulheres que acompanho só conseguem parir por conta disso” ou “todos que estudam sabem disso, cuidado com a Internet”
7) Afirma que não gosta da assistência de Doula ou que você não precisa de uma porque terá uma enfermeira que sabe fazer massagem, quando você chega com a Doula ele (a) nem cumprimenta e age como se ela fosse invisível. É cilada, os profissionais humanizados conversam com a Doula e pegam informações importantes com ela sobre o estado geral da mulher, porque sabem que a Doula está ali 100% conectada na mulher.
8) Tratam as enfermeiras da equipe como serviçais, só dando ordens, é visível na feição da enfermeira o desconforto e medo quando o profissional chega ou quando está ao telefone com ele (a).
9) Apesar de entusiastas do parto normal, tem índice altíssimo de cesáreas, tanto eletivas, quanto intraparto (aqui quando se investiga descobre um monte de “melhor que foi para cesárea porque não dilatou em pouquíssimas horas” ou porque na hora da covardia pediram e em 20 minutos já estavam lá na mesa de cirurgia, sem uma conversa ou outras tentativas de desviar a mulher da hora da covardia que acontece em quase 100% dos casos)
10) Quando Você viu a chamada desse texto, sentiu um frio na barriga e um incômodo parecido com o de quem está prestes a descobrir as evidências de uma traição, você titubeou em ler, mas foi mais forte que você e agora está sentindo que precisa buscar outras alternativas.
Diferenciar Cesarista é fácil, difícil é não cair na cilada de GO fofo (a) pseudo-humanizado(a), então sigam atentas e na dúvida busquem outras alternativas e sempre sempre sempre considerem os relatos das mulheres que efetivamente Pariram com eles (as), lembrando que para fins de avaliação e classificação cesárea não é parto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s