Partos em Série: Gilmore Girls (2000-2007)

Gilmore Girls é uma série cheia de mulheres e a maioria tem filhos no decorrer o enredo.  A série original tem 7 temporadas. Muitos partos são mostrados ou comentados e aqui vamos falar um pouco sobre eles.

História do Parto da Lorelai – Nascimento da Rory (S1E06)

Nesse episódio, o público é apresentado à tradição da Lorelai acordar a filha no aniversário no horário em que ela nasceu para contar sobre seu nascimento. No entanto, só duas temporadas depois veremos a cena desse momento.

Parto da Lorelai – Nascimento da Rory (S3E13)

O episódio começa com a Rory abrindo o cartão convite para a cesárea agendada de sua madrasta. A Lorelai passa o episódio todo relembrando como foi a própria experiência, aos 16 de entrar em trabalho de parto, sozinha.
Ela estava na cama assistindo televisão e as contrações começaram. Ela sai de casa de fininho e vai para o hospital. Os pais descobrem e começam a seguir e gritar com a filha que não avisou antes e a Lorelai tenta responder mas está prestes a entrar no expulsivo. Ela vai sozinha para a sala de parto. O namorado dela chega no hospital e vê a Rory (Lorelai filha) no berçário – que ainda era de praxe na época.

Parto da Sherry – Nascimento da Georgia (S3E13)

Sherry é a noiva do pai da Rory, que é viciada em trabalho e organização e fez questão de planejar os mínimos detalhes. Ela convida as amigas mais próximas e a enteada para se reunirem no hospital no dia que ela escolheu que a filha nasceria. No entanto, uma semana antes ela entra em trabalho de parto, ou como a amiga dela gosta de falar várias vezes de “big screw up” (um vacilo enorme) e ninguém a não ser a Rory está disponível para acompanhá-la, já que elas todas se programaram para a cesárea que seria na outra semana.
A Rory encontra a madrasta já internada ainda muito racional, falando com o pessoal do trabalho e com inúmeros documentos para enviar por fax. A Rory não sabe o que fazer para ajudar então chama a mãe, já que o pai atrasaria.
A Sherry agacha e se mantém acocorada  porque alguém da equipe técnica disse que ajudaria a acelerar.
Ela não para de falar e tentar organizar tudo em sua volta mas se mostra extremamente sensível. Segundo o Christopher, que chega na hora do parto e depois relata a experiência, a Sherry foi incrível, tudo foi lindo.

Parto #1 da Sookie – O Nascimento do Davey S4E07

O primeiro sinal de gravidez foi o paladar severamente alterado. Como chef de cozinha, todos do restaurante e da equipe perceberam e ela logo entendeu que estava gestante. Gravidez tranquila, a princípio teria um parto hospitalar com o gênero do bebê sendo revelado ao pai na sala de espera, já que ele queria reproduzir a tradição dos anos 50 em que os pais não participavam do momento e aguardavam fumando charutos até uma enfermeira aparecer dizendo se era menino ou menina.
No entanto, já no 9° mês decidem contratar a melhor parteira da região para realizarem um parto domiciliar. A personagem da parteira/consultora em aleitamento é bastante caricata mas como mencionaram a existência de diferentes locais de parto e profissionais de parto, a série ganha meio ponto.
O parto é mencionado rapidamente no episódio S4E08, mas assim como os demais, não
aparece nenhuma cena dele.

Parto #2 da Sookie – O Nascimento da Martha S5E21

Logo após o parto, Sookie planeja outro bebê e engravida. Poucas coisas são mencionadas sobre a gestação, mostram apenas o quanto a Sookie está sentimental.
Ela entra em trabalho de parto quando a Lorelai e a Rory fariam seu chá de bebê surpresa (38 semanas e meia – pra darem a impressão de que esqueceram).
Por algum motivo a Sookie vai ao hospital e não chama a parteira, nem menciona parto domiciliar. Ela começa a ver rostos de celebridades no rosto das pessoas no trabalho de parto, assim como da primeira vez.
Nenhum outro detalhe é dado.

Parto da Liz – O Nascimento da Doula S7E09

Poucas coisas são mencionadas sobre a gestação da Liz, mas esse episódio mostra que a vontade da Liz era ter um parto domiciliar assistida pela parteira e acompanhada pela doula que já esteve em 200 partos domiciliares. O TJ, o marido fica com medo, porque a própria parteira teve 5 filhos e todos no hospital e a Liz teve o seu primogênito – o Jesse – no hospital também.
Mas na hora do parto, ele fica encantado e liga para o cunhado para ele ver também a irmã parir!
Pela cena, ao fundo, dá pra ver a Liz semi sentada na cama segurando a mão da doula e a parteira sinalizando a respiração. O parto foi tão agradável que decidiram chamar a bebê de Doula para homenagear.
(Dois pontos para o seriado por lembrar que a gente existe e que partos não necessariamente são experiencias negativas!)

Parto da Lane – o Nascimento dos Gêmeos S7E17

Parto menos comentado do seriado!!! No dia do chá de bebê ela tem uma (eu repito: UMA) contração dolorida e a Lorelai diz “Vamos esperar para ver se terão outras” mas a mãe da Lane interrompe e diz “Nada de esperar, vamos já correr para o hospital” e era um alarme falso. Podemos entender como pródromos, mas a recomendação médica foi de repouso, em inglês bedrest = ficar acamada e todos na cidade levam super a sério e carregam a Lane NA CAMA até o local do chá, do outro lado da cidade. Ela passa o evento todo acamada.
Quando descobrimos que ela pariu a única coisa mencionada é pela Rory, que diz que recebeu uma foto.
Eu particularmente fiquei arrasada porque queria saber como tinha sido o parto gemelar da Lane, mas enfim… todos ficaram bem. rsrsrs


Observações:

  • Tem no Netflix
  • A Lorelai dá o nome de Lorelai à filha porque… por que não? O apelido é Rory para evitar confusão. (Ela também não troca de sobrenome ao casar e sequer acrescenta o do marido)
  • Todo parto hospitalar no seriado é em maca e o bebê é levado para berçário (a última temporada se passa em 2010)
  • Têm três mulheres grávidas na última temporada quase simultaneamente, mas não interagem entre si.
  • O Kirk comenta sobre alojamento conjunto no pós parto imediato em um hospital específico no 7×7 temporada mas isso é citado como se fosse a causa do apego excessivo dele com a mãe, já que ele nasceu nesse local.
  • Pelo que o público consegue entender do seriado… Métodos contraceptivos não fazem muito sucesso em Stars Hollow (que conste aqui que o marido da Sookie é um vacilão e mentiu a respeito da vasectomia e engravidou ela pela terceira vez sendo que ela deixou bem claro que não queria nenhum filho a mais vários anos antes)
  • A breve conversa do TJ com o Luke sobre parto domiciliar no início do 7×9 com essa definição ótima aqui
    doula

PARTOS EM SÉRIE

Friends
Big Bang Theory

How I Met Your Mother
Heartland
Grey’s Anatomy
Brothers and Sisters
Jane The Virgin
The New Normal
Grace & Frankie
Gilmore Girls
Call the Midwife (em breve)

Escrito por: Yohanna Cordeiro – Doula e Consultora Perinatal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s