Menos mãe???

Antes de começar, vale um Alerta! Este texto NÃO se refere a mulheres que eventualmente estejam se defendendo de ataques julgadores, mas àquelas que comentam isso em todo e qualquer post que esteja falando de parto natural, ainda que a palavra cesárea não tenha sido sequer mencionada.

Alguém já viu uma mulher dizendo que optou por um parto natural porque não queria ser considerada “menos mãe”???
Óbvio que não, por isso não consigo entender mulheres que tiveram cesárea insistindo nessa história de “não sou menos mãe porque tive cesárea” É óbvio que não é, na verdade ninguém sequer cogita isso ou pensa isso ou em algum momento quis insinuar isso. Essa história de menos mãe é uma sombra que você e só você carrega e com certeza não tem relação com as outras mulheres ou com quem teve parto natural, isso tem relação com questões em você que não estão bem resolvidas. Quando você vem num post sobre parto natural e diz “olha não sou menos mãe porque tive cesárea” você está falando com você mesma e com suas projeções.
Eu tive a filha mais velha de cesárea e não sou nem um pouco feliz com isso, mas nunca me passou pela cabeça que uma defensora do parto natural estivesse me julgando como “menos mãe”.
Estou falando isso como um alerta, porque essa sombra pode estar te atrapalhando em várias questões e te gerando diversas culpas e inseguranças desnecessárias. Então, se você constantemente diz que não é menos mãe seja por conta de via de nascimento ou seja por conta de amamentação, ou até por conta de cardápio alimentar, chupeta, enfim, se quando você vê qualquer evidência sobre maternidade que eventualmente não siga ou até mesmo foi impedida de seguir e corre para afirmar sua maternidade, busque ajuda terapêutica e encontre onde estão essas inseguranças, essas sombras, acolha isso e ressignifique para que você siga mais leve.
Tudo aquilo que precisamos justificar para o mundo é porque não está bem elaborado dentro de nós mesmos.
E por fim,
Você não apenas não é menos mãe, como também ninguém sequer pensa isso de você. Suas escolhas ou imposições do sistema não te definem como mãe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s