Obstetras e Doulas são inimigos?

Obstetras e doulas são inimigos?
Olha, eu sou seguida, curtida e compartilhada nas redes por vários e na vida real tratada sempre com muito carinho pelos humanizado(as) seja nos hospitais ou nos encontros casuais pela vida.

Agora, realmente existem os que não gostam, mas esses não estão na lista dos humanizados, então obviamente não gostam de receber grávidas empoderadas, bem informadas e que não vão lhes entregar seu parto sem intervenções de bandeja. Pela lógica é simples e possível concluir que não é que os obstetras não humanizados não gostem de Doula, eles na verdade não gostam do resultado que o trabalho da Doula promove.

Obstetra humanizado (lembrando o tripé Protagonismo da Mulher, Equipe Multidisciplinar e Evidências científicas) que tenha tido uma experiência ruim com uma Doula entenderá que se trata de um problema com a pessoa e não com a profissão. Assim como, sabemos que, apesar de existirem obstetras ruins, a profissão é linda, maravilhosa e de extrema necessidade e relevância.

A Doula profissional durante o Parto é silenciosa, não questiona em hipótese nenhuma a conduta médica, ela está lá olhando e apoiando a mulher, vivendo todas as emoções do parto para poder ajudar a mulher, logo ela não atrapalha e nem está lá avaliando os passos da equipe como alguns pensam. No entanto, a presença dela ali indica que aquela mulher estudou, conhece as evidências científicas e sabe o que quer.

Percebo muito nos plantões que a chegada da mulher com Doula causa duas reações, a equipe que é pró parto natural fica tranquila e aliviada, porque num plantão cheio ter uma mulher que está bem amparada desonera a equipe a lidar com questões que não são escopo do seu trabalho como o apoio emocional contínuo por exemplo.
Agora a equipe que não é pró parto natural, mas está numa instituição que busca melhorar as taxas de PN, quando a mulher chega com Doula, eles mudam o comportamento para o módulo simpático e evitam ao máximo intervenções desnecessárias, exatamente porque sabem que aquela mulher está informada e menos vulnerável.
Já num hospital e equipe pró cesarea ou adeptos da Violência Obstétrica geralmente a entrada da Doula é barrada.
De novo, concluímos que são os resultados do trabalho da Doula fazendo efeito. E aí vale lembrar que esses resultados são produzidos antes do parto nas consultas e oficinas e no vínculo.

Então mulheres, se seu obstetra falar que não gosta ou não aceita Doula, fuja para as montanhas e encontre outro obstetra (mesmo que você não vá contratar uma Doula, esse teste é infalível), porque o que seu obstetra está dizendo na verdade é que quer você desinformada, totalmente vulnerável e a mercê do que ele ou ela quiserem fazer.

Para finalizar, uma notinha sobre os as obstetras humanizados (as):
Esses são aqueles (as) que a gente faz questão de amar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s