A Doula Sabe, a Doula sente 

Recentemente acompanhei mais um parto em que eu sabia exatamente a fase e a dilatação que a mulher estava, enquanto duas médicas entravam no quarto e falavam em fazer exames dali a 03 horas, diziam que ainda ia demorar (não entendo porque alguns profissionais fazem isso), eu olhava para a mulher e pensava “em 03 horas ela estará com o bebê no colo amamentando lindamente”. Quando as médicas saiam eu tranquilizava o casal, ia ser mais rápido do que estavam imaginando (eu não falava abertamente isso, mas os encorajava e dizia que tudo estava fluindo perfeitamente) , quando ela me olhou e disse “não aguento mais” entre um transe e outro eu falei sem pensar “fica tranquila, está acabando”, olhei para o marido e com toda certeza falei “ela está na transição (+ou-8 cm fase anterior ao expulsivo). De repente, a mulher que estava naquela “onda” e dormência da transição, olhou para mim e disse “quero ir para o chuveiro” levantou com propriedade e foi, mais uma vez eu sabia a fase que ela estava, o expulsivo estava prestes a começar. Após uns minutinhos no chuveiro, ela diz estar sentindo pressão. Falei para o marido, ” se quiser , já pode chamar a médica, porque tudo indica que o expulsivo está começando e já está na hora de descer para o CO”. E não deu outra, uma outra médica veio avaliar, acompanhada da que tinha dito que ia demorar muito e falou “você está assim porque já está com dilatação total”, olhou empolgada para mim e falou “ela já está com 10 cm” e eu só acenei a cabeça com um sorriso. Eu já sabia. Descemos todos e foi um parto lindo, em 50 minutos de expulsivo nasceu. E não é que naquelas 03 horas de fato ela estava com seu bebê mamando (com uma pega linda, por sinal <3) .

Saí do parto e comecei a relembrar todos os partos que acompanhei e percebi que em todos eu sabia o que estava acontecendo, eu sabia se estava evoluindo ou não, eu sabia quando alguns partos arrastados iam “virar” e também sabia quando alguns não evoluiriam de fato. E aí , algumas pessoas me perguntam, “você faz exame de toque? ou algum outro exame?” e a resposta é “logico que não, Doula não realiza absolutamente nenhum procedimento técnico”. “Então, como você sabe?” . Quando saí desse parto me fiz a mesma pergunta.

 

E a resposta é, a Doula que se entrega àquele momento sabe, que olha profundamente para a mulher que está ali parindo sabe. O olhar da Doula não é técnico, a mulher parindo não é mais uma dentro das classificações, ela é única. Exatamente porque não temos que estar atentas as questões técnicas e nem temos recursos de exames a nossa disposição, podemos nos entregar e nos conectar em absoluto com aquela mulher, com suas necessidades, com seu comportamento. Todos os profissionais são insubstituíveis na cena de parto, cada um por uma particularidade, e é nessa conexão absoluta com a mulher que o trabalho da Doula é insubstituível.

WhatsApp Image 2018-08-01 at 17.43.23

Doular uma mulher no momento mais intenso, mágico e importante da vida dela exige entrega, presença. Quando estou num parto é como se o mundo parasse, é como nos filmes em que o tempo congela, só existe aquele momento, só existe aquela mulher, é um estado de presença absoluta, é a perfeita definição do que Eckhart Tolle fala em “o poder do agora”. Já fui para partos e deixei minha filha doente na casa da avó e ainda sim no momento em que entrei naquela sala e me aproximei da mulher atravessei um portal e só aquele momento existia.

 

É isso, acompanhar partos é atravessar um portal, é um momento absolutamente especial e transcendente, é estar ali quando uma nova vida vai chegar. Não entendo mesmo como alguns profissionais não conseguem valorizar isso e cometem atrocidades. É um privilégio do universo poder viver e sentir esse milagre, o mistério da vida.

Eu sei, porque eu sinto, sinto com o coração e não com a mente. Eu sinto os partos, eu sinto os nascimentos, eu sinto a intensidade da energia minutos antes do bebê chegar, eu sinto e vivo a magia. E é muito muito fabuloso tudo isso.

 

E quando me perguntarem, “como você sabe”, responderei ” a doula sabe, sempre sabe…”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s