Parto é Coragem

_1150339
Parto é coragem. Além de instinto, beleza, espiritualidde, transcendência, parir é sim um ato de coragem. Coragem vem do latim e seu significado de origem é Agir com o Coração. Uma mulher que decide ir contra o sistema, que apesar de ser parte de uma geração que nasceu de Cesareas glamurosas ou partos normais extremamente violentos, que apesar de ouvir as piores histórias de parto e o mito da cesarea salvadora num contexto de 95% quando deveriam ser 15%, decide que terá um parto natural, essa mulher está agindo com e movida pelo coração.
Em que pese as evidências darem o peso racional de que o parto natural é a melhor opção em termos gerais, antes de chegar nessas evidências, a mulher precisa ouvir seu coração e seus instintos e romper com o racional ao decidir por algo que lhe fizeram acreditar ser horrível, assustador e extremamente perigoso.
A cesarea e os nascimentos medicalizados e violentos como regra fazem parte da cultura do medo, da sociedade patriarcal movida ao ódio e à negação ao feminino sagrado. Essa sociedade domina não apenas pela força, mas também pelo medo. E o que a cesarea desnecessária tem a ver com isso? Quantas mulheres não foram para uma cesarea ao ouvirem do médico em sua relação de poder e tutela que o bebê poderia estar em risco? Não conheço nenhuma mulher que agendou uma cesarea movida ao amor no sentido de energia de plenitude, confiança integral, todas fizeram movidas pelo medo. Medo de não entrar em trabalho de parto, de não dilatar, medo da dor, medo de sofrer, medo de não conseguir, medo de estar colocando o bebê em risco. Se essas mulheres fossem corretamente informadas e soubessem com convicção que na realidade ao optar por uma cesarea desnecessária estão colocando o bebê em riscos reais e consideravelmente maiores do que de um PN, duvido que fariam essa opção.
Acontece que temos ainda um degrau antes disso que é a relação vertical e de tutela que se tem com os profissionais médicos, a relação num consultório não é de igualdade, de prestador de serviços e cliente que tem direito a todas informações e tratamento digno, é uma relação de poder e dominação. Mais do que nunca precisamos compreender que médicos não são deuses acima do bem e do mal, são seres humanos passíveis de errar e acertar, são pessoas que estudaram muito, mas que se não romperam com o sistema de formação que se tem hoje, não só estudaram “errado” como se corromperam a essa estrutura de poder. Conheço médicos e médicas maravilhosos, mas todos buscaram ir muito além do que o sistema lhes oferecia, todos agiram com o coração, mesmo sendo atacados pelo sistema que não quer desmoronar, seguem se atualizando, buscando evidências e rompendo com tudo aquilo que se sabem ser danoso. Assim, parto é coragem também para os médicos, porque aqueles que romperam com o sistema, também o fizeram movidos pelo coração.
A gestação acorda nossa mulher selvagem, aquela que deveríamos estar sempre em contato, mas que foi adormecida por essa mesma sociedade que anestesia e corta as mulheres para não ter que lidar com o poder primordial, com a força do Feminino e com a potência da energia orgasmica que só uma mulher em trabalho de parto é capaz de reverberar. Por isso é tão fundamental ouvir essa mulher e farejar o melhor caminho para si, porque ela sim sabe mais do que ninguém. Fareje sua equipe técnica , o local de parto, sua Doula, seus acompanhantes, simplesmente Fareje, se permita guiar pelo instinto, pela intuição sagrada, pela conexão com o todo. Porque sim, parir é para as CORajosas.
Texto de Priscila Saldanha
#doula #doulas #terapeuta #terapiaintegrativa #violenciaobstetrica #terapiaholistica #doulasdebrasilia #partonatural #partonormal #partohumanizado #partodomiciliar #vbac #partohospitalar #coragem #amor #redeocitocina #universomaitri
_1150339Foto: Kaya Veloso Fotografia
Doula: Priscila Saldanha
Deusa Parindo : Isabela Velasque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.