Bolsa Rota

Copy of Floral Retirement Party Poster Template (3)

Bolsa Rota ou Bolsa Rompida/Estourada ou Amniorrexe, é quando a membrana amniótica se rompe.
Aqui falaremos de quando a grávida já está a termo, ou seja, já está com mais de 37 semanas. A ruptura da bolsa pode acontecer antes ou durante o trabalho de parto ou até mesmo não acontecer – e o bebê nasce empelicado. O mais comum, no entanto é a bolsa estourar.
Até 5 horas de bolsa rota, 50% das mulheres entram em trabalho de parto; com 24 horas de bolsa rota, 70%; 48 horas 85% e em até 72 horas, 95% das mulheres entraram em trabalho de parto.
Ou seja, esqueça o que Hollywood te ensinou! Se a bolsa romper, não precisa correr para o hospital. Bolsa rota sozinha sequer é sinal de início de trabalho de parto.
O que acontece é uma probabilidade maior de entrar em trabalho de parto nas próximas horas (que podem somar até 4 dias após seu rompimento) e as chances de infecção aumentam entre 2% e 3% para o bebê e entre 4% e 8,6% para a mãe.
O recomen
dado é: ao romper a bolsa, monitorar a vitalidade fetal, manter a hidratação e alimentação.
EVITAR: penetração inclusive de toques vaginais, principalmente sem estar em TP.
AVALIAR: benefícios entre indução após 24h ou aguardar e seguir com monitoramento devido estando ciente dos riscos maiores de infecções.
Em relação ao antibiótico: existem evidências suficientes para administrá-lo apenas em quem apresente mais de 18h de bolsa rota, Streptococcus do grupo B ou em casos de trabalho de parto anteriores às 37 semanas de gestação. Para demais casos, há estudos com resultados inconclusivos ainda.
Observação: A bolsa pode romper e o líquido sair de uma vez e fazer um grande “plóft” ou pode sair aos pouquinhos, às vezes até de forma imperceptível em que a calcinha molha, mas não há uma quantidade significativa. Chamam isso de ruptura parcial da bolsa, pode sair mais líquido dessa mesma forma ou pode escorrer um pouco e depois fazer o “plóft”. Cada mulher tem uma bolsa diferente e cada gestação a bolsa se rompe de forma única. É muito importante se atentar à movimentação do bebê e coloração do líquido em todos os casos.
・・・
[Texto da Doula e Consultora Perinatal da Rede Ocitocina: Yohanna Cordeiro]
Fonte: Dra. Melania Amorim, Biblioteca Cochrane e Dra. Carla Andreucci Polido – dados de 2016

 

 

 

Publicado em:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s