Parto Normal x Parto Natural

Copy of Floral Retirement Party Poster Template (10)Parto normal x Parto Natural, o que eles têm em comum?
Quando falamos deles muitas vezes usamos a sigla PN e as pessoas podem confundir.
A úncia semelhança é a via de nascimento, que é vaginal.
O parto natural é espontâneo e livre de intervenções, então não é parto natural se tiver qualquer método de indução, ocitocina sintética, enema, analgesia, dilatação manual, amniotomia (ruptura manual da bolsa), descolamento de membranas, episiotomia e manobras, etc. E faz diferença? FAZ!
Claro que em alguns casos mulheres precisam de intervenções, mas boa parte das mulheres sofre intervenções desnecessárias – frequentemente prejudiciais e sequer são consultadas pela equipe.
O parto natural garante à mãe e ao bebê o rítmo e os hormônios naturais que beneficiarão a ambos e auxiliarão na dequitação (saída da placenta) e amamentação. Permite que instintos se aflorem de uma forma mais intensa e mais rápida. Além de ser muito importante para a respiração e reflexos neonatais e recuperação materna.
O parto normal é muito bom principalmente quando comparado à cesárea, mas quanto menos intervenções, menores as chances de infecção, menor o tempo para o útero voltar ao tamanho original, maior a facilidade para produzir o leite, maior a habilidade do bebê de respirar, maior o vínculo entre mãe e bebê (principalmente com a hora de ouro sendo respeitada).
Se houver intervenção, o ideal é que seja da vontade ou com a permissão da mulher.
No plano de parto é possível expressar essas condições antes do TP. No Brasil, há uma relutância grande de algumas equipes, mesmo evidências científicas provando vantagens. E é perceptível em pesquisas a ligação entre intervenções e violência obstétrica (e preconceito social). Informação é o que muda o cenário.
Não precisa ser domiciliar, não precisa ser com parteira, não precisa de banheira ou banqueta. Pode ser um parto natural em uma maca no hospital com obstetra. Mas é importante ressaltar que parto natural não necessariamente é um parto humanizado. Um parto com assistência humanizada é outra coisa que vamos explicar depois…

[Texto da Doula e Consultora Perinatal da Rede Ocitocina Yohanna Cordeiro
Fonte: (1) Cad. Saúde Pública vol.30 supl.1 RJ 2014 e (2) Flaviano T. Queiroz – Assistência ao Parto Normal Baseada em Evidências Científicas]

Publicado em:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s